segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Memórias de uma Gueixa


Independente da correria, do cansaço, eu sempre guardo alguns minutos do dia pra me abstrair de tudo que existe e ler. Semana retrasada Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden, entrou em promoção no Submarino. Resolvi comprar. Já tinha entrado antes, mas quando fui comprar esgotou, mas dessa vez eu consegui! Estava lendo outro livro, mas esqueci em São José e nessa semana passada comecei a ler Memórias de uma Gueixa. E simplesmente não conseguia parar. Estive trabalhando intensamente no meu portfólio da Pan, mas dava uma escapadinha pra ler.

O livro é sensacional. E olha que eu nem sou muito da cultura, mas depois de ler Musashi, acabei me animando.

A história é a de Chiyo, na década de 20, no Japão. Filha de pescadores, com a mãe doente e o pai em idade avançada, ela é vendida para uma okiya de Kyoto. É separada de sua irmã Satsu que acaba indo pra Zona de Prazer por não ter os olhos cinza azulados fascinantes de Chiyo. Chiyo logo é aceita como aluna da escola preparatória para gueixa. Ela começa a vida ali servindo e arquitetando uma maneira de encontrar Satsu e fugir. Com a "ajuda" de Hatsumomo, a gueixa que sustenta o okiya, Chiyo descobre onde está Satsu e marcam de fugir. Hatsumomo arma vários planos para fazer com que Chiyo não se torne uma gueixa, pois sabe que ela tem futuro. Chiyo tenta fugir, mas acaba caindo do telhado e é pega por Mamãe. Suas chances de virar uma gueixa se vão e ela se torna uma escrava da okiya. Vê sua amiga Abóbora (Pumpkin) se tornar uma aprendiz de gueixa e se tornar irmã de Hatsumomo.
Sem esperanças, sabendo que perdeu seus pais e sua irmã nunca mais voltará, Chiyo vive desolada. Não tenta mais fugir e certo dia na praça um homem bom, que chamam de Presidente paga-lhe um sorvete de cereja e lhe dá um lenço. Ele está acompanhado de uma linda gueixa, mas fica encantado com os olhos da menina e com seu olhar desesperado. A partir desse dia, Chiyo resolve que quer se tornar uma gueixa e ter um futuro pra poder se aproximar do presidente de novo.
Depois da morte de Vovó, Chiyo conhece Mameha, uma grande gueixa e rival de Hatsumomo. Essa pede permissão a mamãe para ser a irmã de Chiyo para que ela se torne uma gueixa. Chiyo, sob a tutela de Mameha, torna-se Sayuri, uma grande gueixa no Japão. Conquista a admiração de Nobu, amigo do Presidente. Mas vem a Segunda Guerra Mundial e a faz seguir caminhos diferentes. Mas ela ainda volta a Gion...

O bacana é que além da história de Chiyo, você acaba aprendendo quais eram os costumes das gueixas e da sociedade japonesa da época. As pessoas acabam tendo uma visão errônea das gueixas, mas que, no livro, é esclarecida, gueixa quer dizer artista. Aprendemos sobre as delicadezas e sutilezas que acompanham o movimento dessas mulheres, como um simples olhar pode derrubar um homem e a maneira como os pequenos gestos podem encantar as pessoas.

Bom, depois de ler o livro, fiquei curiosa com o filme. Já tinha assistido trechos dele, mas acabei baixando pra assistir. O livro é rico em detalhes, que ficam mais difíceis de serem visualizados no filme. A história também muda um pouco, mas os incríveis olhos azuis acinzentados e a trajetória da pequena Chiyo contagiam. Os lindos kimonos, o retrato da sociedade japonesa, os costumes, os pavores da 2ª Guerra e o amor.



Vale a pena. Tanto o livro quanto o filme. Ambos são antigos. O livro é de 1997 e o filme de 2005.

3 comentários:

Anônimo disse...

aí sua coisa, li teus posts, você é mais foda que eu pensava, tira foto muito bem, escreve muito bem, meu, você não existe shaushaushau
Então, eu curto MUITO cultura japonesa, e Memórias de Uma Gueixa é um livro aberto sobre isso. Recomendo também. Gostei do teu post. E agora vou ler sempre, mané, não adianta espernear hsausha

Nalu Rosa disse...

Vocêeeeee!
Nunca li o livro e nem vi o filme, mas agora deu vontade... Me disseram mesmo que é muito bom!

Aeee te add aqui, molér!

Biel disse...

Muito legal... estou adorando ler seu blog... bjos