quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Julie & Julia - o filme


Andava meio desanimada, mas fui ver Julie & Julia e fiquei muito animada! Sério, o filme é muito legal. Já falei antes sobre isso aqui. E tava ansiosa pra ver o filme. Estreou na sexta, mas fui pra São José e lá não estava passando o filme, droga!

O filme é um pouco diferente do livro. Temos duas histórias, a de Julie (e se passa em 2002)- uma mulher de 30 anos que está desanimada com o rumo da sua vida em seu apartamento minúsculo, seu cúbiculo onde é secretária e a maneira como nunca termina nada do que começa - e a de Julia (que se passa nas décadas de 50/60) que aprendeu a cozinhar quarentona, em oito anos escreveu um dos maiores livros de comida francesa para mulheres que não tem uma empregada e ainda estrelou uma programa de televisão culinário.

Julie Powell resolve fazer as 524 receitas de Julia em 365 dias, mantendo então uma missão por um ano e postando diariamente em seu blog suas experiências. Ela ganha fãs, que acompanham seu blog e a incentivam. Ela imagina uma Julia como se fosse sua amiga próxima, quase como uma amiga imaginária. Ela tem convicção de que Julia a apoia e está sempre ali ajudando pra que tudo dê certo. No livro, temos a trajetória de Julie bem traçada, com os altos e baixos de suas experiências, com a sua vida mais explícita, suas amizades, seus dramas diários e suas dificuldades na cozinha. No filme temos todas essas partes com mais humor, em cenas engraçadas e desengonçadas como a que ela prepara lagostas, ou em algum de seus ataques...

Diferente do livro, no filme nós conhecemos melhor a Julia Child, vivendo com seu marido Paul em Paris, aprendendo a cozinhar, sendo uma mulher grande, alegre e carismática e encontrando na comida, assim como Julie encontra, uma razão ou um rumo pra seguir. Julia começa a se dar bem e resolve com duas amigas fazer um livro pra ensinar as americanas a cozinha francesa sem a necessidade de uma empregada. Então elas começam o Mastering the Art of French Cooking que, depois de oito anos sendo escrito, testado e revisado, é lançado e vira um grande sucesso. Julia além de surpreender é convidada a fazer um programa de televisão (The French Chef) que vira um sucesso nos Estados Unidos.

Unidas pela paixão pela cozinha e por muita manteiga, o filme relata duas grandes mulheres com suas dificuldades, com sua perseverança e com seus jeitos desastrados e engraçados. Meryl Streep está cativante em seu papel como Julia Child e Amy Adams é simplesmente a Julie Powell que eu esperava. Vale a pena conferir a sala cheia de senhoras, de filhas (os) acompanhando as mães e se divertindo também.

Um comentário:

Laura Costa disse...

To loca p assistir este filme...amei a sua foto...ta muito linda....vou dar uma atualizada no meu blog q ta pessimo...meu mila to na maior depre...meu dias estao tediosos...sem correria...ta td muito calmo e confesso q naum ta legal ! rs....aiaiaiai tudo bem vai demorar p voltar as aulas mais jah jah estamos de volto durmindo nas cadeiras das graficas hahahaha igual duas mulambentas...aiaiaiai
saudadesss
beijoss