segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Almoço de sábado

Depois de milênios... Férias!
No meu primeiro dia oficial de férias (sábado) eu acordei inspirada (e faminta). Tinha passado no mercado na sexta e comprado batatas e frango. Resolvi fazer um patê de frango simples pra comer com grissinis, que eu adoro. E batata rosti. Essa batata é, definitivamente, uma das coisas que eu mais gosto de comer. A Batataria Santa Clara tem a melhor batata do mundo, com uma saladinha ótima. Sempre que vou lá peço a de carne seca. Mas em casa, carne seca dá trabalho demais e resolvi fazer filet mignon com bacon e cheddar. E ainda rolou sobremesa, cookies, de uma receita que fui testar para uma amiga. E suco de melancia, um dos preferidos.


Batata Rosti

Ingredientes (para uma batata)
  • 3 batatas grandes (eu usei pequenas, umas 6)
  • 2 ou 3 bifes de filet mignon (depende do tamanho do bife)
  • bacon em cubos a vontade
  • requeijão de queijo cheddar (eu uso esse tipo de requeijão porque é mais fácil e mais prático que o próprio queijo, tem uma boa textura)
  • temperos (sal, pimenta, ajinomoto, alho)
  1. Coloque água e sal em uma panela grande e leve ao fogo para ferver. Descasque as batatas. Quando a água ferver, coloque as batatas. Não deixe as batatas cozinharem por completo. Uns 10 minutos na água fervente é o suficiente. Se você espetar o garfo e ela estiver firme, mas já conseguir adentrar os dentes numa delas, já está bom.
  2. Enquanto a batata semi-cozinha, você corta os bifes em pedaços e tempera da maneira como preferir (eu uso alho, pimenta-do-reino, sal, ajinomoto) e os frite com o bacon com um fio de azeite. Adicione uma colher ou o quanto preferir de requeijão de queijo cheddar. Reserve.
  3. Lave em água fria as batatas. Com um ralador médio/grosso rale as batatas. Eu sempre tempero as batatas pra ficarem com um gostinho legal.
  4. Em uma frigideira de mais ou menos 18-20 cm de diâmetro (com um fio de azeite) você colocará metade da batata ralada, até cobrir todo o fundo. Colocará o recheio reservado e mais uma camada de batata ralada. Eu tenho aquela frigideira de duas partes, que facilita muito para virar a batata. Caso você não tenha, certifique-se que ela já está bem fritinha de um lado para virar com a ajuda de espátulas ou um prato.
E simples assim, ela fica bacana.

Ainda não me desculpo porque não consigo deixá-la tão crocante como a da batataria, mas um dia eu chego lá. Dessa vez ela quase ficou crocante.



Patê de frango com grissinis

Cookies!

Um comentário:

Nalu Rosa disse...

vc e o bacon.

eu sou péssima na cozinha, mas acho que até vou tentar fazer essa batata não sei o que porque deu vontade de comer.
seu blog é útil! hahaha