terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Biscoito de nozes

Foto que a Tina tirou da Ponte Rio-Niterói enquanto eu dirigia

Feliz Ano Novo!

Estive em Niterói/RJ na casa da Tina esse mês e foi ótimo. Passeamos muito, batemos muita perna, fomos a praia (embora eu continue branca), tomamos muita água de coco...
Enfim, mas desde a outra vez que tinha ido pra Niterói tinha me apaixonado por uns biscoitinho de nozes de uma padaria de Icaraí: Beira Mar. Eu adoro padarias, supermercados, empórios e tudo que vende comida, pra falar a verdade. E com essa padaria não foi diferente, logo da primeira vez que fui lá, eu adorei. Tinha tanta variedade de salgados e doces lindos e as bolachinhas (biXcoitos) de fabricação própria que eu me vi naquela situação de querer comer tudo (papo de gordo).
Bom, trouxe dois pacotes dos biscoito de nozes e quando percebi que eles estavam para acabar, comecei a entrar em pânico (tá, essa parte eu inventei, mas comecei a me sentir triste com a ideia de comer os biscoitos só na próxima viagem ao Rio...). E vasculhando blogs, sites e todas essas coisas gastronômicas, achei duas receitas legais de biscoito areado. Resolvi modificar um pouquinho as receita e usar as nozes em cima do biscoito, pra se aproximar mais do famoso Biscoito da Beira Mar. E não é que deu certo? O resultado não foi 100% parecido, mas ficou bem bacaninha. Dá pra quebrar um galho e tanto até a próxima viagem (que eu espero que seja breve, adoro a cidade).


Os biscoitos que tô "economizando" da Padaria Beira Mar

Biscoito de Nozes

Ingredientes:
  • 250g de farinha de trigo
  • 125g de manteiga (eu usei com sal)
  • 125g de açucar
  • 1 colher (sobremesa) de essencia de baunilha (era o que eu achei que mais se aproximava ao sabor do biscoito original)
  • 1 ovo
  • gema para pincelar
  • nozes cortadas
Modo de preparo:
Corte a manteiga em temperatura ambiente e junte a farinha de trigo peneirada até formar uma farinha grossa. Adicione o açucar, a baunilha e o ovo. Misture até formar uma massa, mas não misture demais.
Embrulhe a massa em papel filme e deixe descansar por uma hora na geladeira.
Tire da geladeira e coloque em cima de um papel manteiga. Corte outro pedaço de papel manteiga e cubra a massa. E em cima do papel manteiga, você abre a massa com o pau de macarrão, deixando a massa entre os dois pedaços de papel manteiga. Deixe a massa com uns 0,5 cm. Leve novamente a geladeira para descansar por 25 minutos.
Após o descanso, remova o papel de cima e corte com cortador de biscoito e disponha numa forma com papel manteiga. Coloque um pedaço de noz sob cada biscoito e pincele a gema por eles. Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos ou até estar dourados e crocantes.

Admito que esqueci da gema, mas eles não ficam nada mal assim branquinhos.

Meus biscoitinhos de nozes

Um comentário:

MARIZA PATRICIO disse...

Achei lindos e espero que ao fazê-los fiquem tbém muito bons!felicidade nesse Natal e muita proteção e prosperidade em 2013.