sábado, 26 de dezembro de 2009

O Natal e o Creme de Uvas

E lá se foi o Natal...
Dele ficaram as sobras! Muitas delas, de pernil, de tender, de maionese, de pudim, de pão, de torta de maçã e de creme de uvas...
Eu comecei a cozinhar não sei quanto tempo faz. Mas eu lembro que eu queria aprender a fazer aqueles bolos incríveis, com recheio, cobertura e todas essas coisas. Minha mãe sempre foi adepta do bom e velho bolo de cenoura. E eu queria algo diferente e novo. Minha sempre fez aqueles doces de : pudim, manjar, flan, arroz doce, pé-de-moleque, doce de abóbora... E eu queria fazer algo que elas não fizessem e eu gostava: Bolos. Fiz muitos, muitas receitas, coisas de todos os tipos, aqueles bolos complicados com suspiro, com glacê sei lá o que... Enfim, meu gosto acabou simplificando. Comecei a sentir falta do velho bolo de cenoura. Aí comecei a fazer salgados. Raramente faço doces agora. Mas essa receita aqui eu aprendi há alguns anos, num Reveillon... Não lembro qual, mas faz tempo. De lá pra cá, essa receita foi passando. A Tina aderiu, passou pra família dela, passamos pra outras amigas... Enfim, cá está ela.


Creme de Uvas
Ingredientes:
Creme
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite
  • 1 1/2 colher de manteiga sem sal
  • 1/2 lata de creme de leite
Cobertura
  • 1/2 barra (de 170g) de chocolate ao leite
  • 1/2 barra de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite
Recheio
  • Uvas (sem semente) ou morangos picados
Modo de preparo

Creme: Leve ao fogo todos os ingredientes, menos o creme de leite. Misture bem e, em fogo baixo, deixe levantar fervura. A partir desse momento, mexa bem. Quando ele começar a engrossar e ficar um pouco mais mole que um creme, coloque o creme de leite e misture bem. Apague o fogo e reserve.
Uvas: Se você encontrar aquela uva verde, sem sementes é melhor, porque basta cortá-la ao meio. Mas, caso não encontre, use a uva verde normal, ao cortá-la ao meio, retire a sementes com a ponta de uma faca de serrinha.

- Em uma travessa, disponha as uvas cortadas ao meio, cubra com o creme já frio. Se preferir, pode misturar as uvas ao creme.

Cobertura: Pique os chocolates e, se tiver microondas (acho que hoje em dia todo mundo tem, menos eu, mas não ligo) coloque no microondas junto ao creme de leite até derreterem. Caso não tenha, como eu, faça no banho maria, dá um pouco mais de trabalho, mas o resultado é ótimo. Vai formar um creme mole e é só espalhar sobre o creme com as uvas. Cuidado que, por serem dois cremes, o creme de chocolate não espalha direito, tem que ir com paciência, colocando de pouquinho em pouquinho. Deixe na geladeira até a hora de servir! Bon Appétit!

Feliz Natal (atrasado)!

Um comentário:

Anônimo disse...

Você não tem vergonha nessa cara. Mas a receita parece boa!